tumores do ovário

3 tumores do ovário e seus tratamentos

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de ovário é um dos cânceres ginecológicos mais comuns no Brasil, com estimativa de 6 mil casos por ano. Esse tumor pode acometer diferentes células da região, apresentando características distintas.

Nesse sentido, preparamos este artigo para explicar tudo sobre os diferentes tumores que podem se desenvolver nesse órgão. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura do texto.

Conheça os principais tumores do ovário:

1 – Tumores epiteliais

Em primeiro lugar, os tumores epiteliais começam a partir das células que cobrem a superfície externa do ovário. Nesse caso, se subdividem da seguinte forma:

  • tumores ovarianos epiteliais benignos: são tumores que não se disseminam e não causam doenças graves;
  • tumores de baixo potencial de malignidade: são aqueles que não crescem no tecido de suporte do ovário, chamada estroma. Esses tumores tendem a acometer mulheres mais jovens, ao contrário dos outros tipos;
  • tumores epiteliais malignos: são carcinomas que podem se apresentar como seroso, mucinoso, endometrióide e de células claras;
  • carcinoma peritoneal primário: são tumores que começam nas células que revestem o interior das trompas de Falópio. Esse tipo tende a se disseminar e pode acometer mulheres que têm ou não os ovários;
  • câncer das Trompas de Falópio: é aquele que começa nas trompas de Falópio.

Ainda, o primeiro passo para o tratamento dos tumores epiteliais é a cirurgia para de remoção. Contudo, em alguns casos, é necessário retirar o útero, os ovários e as trompas de Falópio. Assim, após a cirurgia indica-se a quimioterapia, além de tratamentos com carboplatina e paclitaxel.

2 – Tumores de células germinativas do ovário

As células germinativas são responsáveis pela formação dos óvulos. Geralmente, desenvolvem tumores benignos, mas quando se apresentam como malignos, podem ser fatais. Porém, esse é um tipo raro, representando menos de 2% dos casos.

Ainda, esse tumor de ovário tem bom prognóstico. Portanto, existem diferentes tumores de células germinativas, sendo os teratomas, disgerminomas, tumores do seio endodérmico e os coriocarcinomas os mais comuns. A seguir, saiba mais sobre eles:

  • teratoma: tumores que podem se apresentar benignamente ou maligna e costuma afetar mulheres em idade reprodutiva;
  • disgerminoma: é um tipo raro que acomete adolescentes e mulheres jovens. Embora seja considerado maligno, não se desenvolve ou se dissemina rapidamente;
  • tumor do saco vitelino e coriocarcinoma: também são tumores raros que se desenvolvem e se disseminam rapidamente, mas respondem bem ao tratamento com quimioterapia. 

Além disso, os tumores de células germinativas, quando não se disseminaram, podem demandar remoção cirúrgica. No entanto, se já houver um quadro de metástase, a quimioterapia é indicada após a cirurgia.

3 – Tumores estromais

Trata-se do câncer de ovário menos frequente, respondendo por 1% dos casos. Geralmente, esses tumores são diagnosticados em mulheres com mais de 50 anos e cerca de 5% afeta mulheres jovens.

Ainda, boa parte dos tumores estromais produzem hormônios femininos, causando sangramento vaginal após a menopausa. Geralmente, os tumores estromais malignos são diagnosticados em estágio inicial com um bom prognóstico.

Sendo assim, o tratamento varia conforme o estágio. Dessa forma, na fase inicial, realiza-se a cirurgia para remoção do ovário e do tumor. Ademais, em estágios mais avançados, além da cirurgia, realiza-se a quimioterapia ou a hormonioterapia.

Lidando com tumores do ovário

Enfim, como você pode perceber, existem diferentes tumores nos ovários, cada um com suas características. Portanto, o primeiro passo do tratamento é identificar a célula onde o tumor se desenvolveu.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe