câncer de colo de útero

Quais são os fatores de risco para o câncer de colo de útero

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo de útero é responsável por cerca de 7% das mortes por câncer na população feminina. Porém, trata-se de um tumor evitável a partir da adoção de medidas preventivas.

Para isso, é preciso conhecer e evitar os fatores de risco para a doença. Você sabe quais são? Caso não, este texto é uma leitura imprescindível. Então, continue a leitura do post e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto.

O que é o câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que surge na parte inferior do útero, na região onde há a conexão com a vagina e que se expande para a saída do bebê ao final da gestação. 

Ainda, esta neoplasia maligna pode se manifestar de duas formas: adenocarcinomas ou carcinoma de células escamosas. No primeiro caso, é o tipo menos frequente e se desenvolve na parte interna do colo de útero, chamada de endocérvice.

Já o de células escamosas é a forma mais comum do câncer de colo de útero e se desenvolve no tecido que reveste a ectocérvice. Além disso, existem outros tipos menos frequentes, tais como, carcinoma adenoescamoso e tumor neuroendócrino.

Quais são os sintomas?

Uma das principais formas de prevenir o câncer de colo de útero é conhecendo os sintomas característicos da doença. Assim, as mulheres podem ficar atentas à presença de sinais e, caso suspeitem de algo, procurar assistência médica.

Neste sentido, entre as manifestações clínicas mais comuns, estão: sangramento vaginal, principalmente durante as relações sexuais, sensação de peso e dor na região pélvica, alterações urinárias, secreção vaginal de odor desagradável.

Contudo, a doença tende a não apresentar sintomas em estágio inicial, surgindo apenas em casos avançados. Dessa forma, o diagnóstico precoce costuma ocorrer a partir do exame clínico em consultas ginecológicas de rotina.

Quais são os fatores de risco para o câncer de colo de útero?

Embora não tenha uma causa conhecida, o câncer de colo de útero possui fatores que tornam uma pessoa mais suscetível a desenvolver a patologia. No entanto, ter um fator de risco não significa ter a doença. Entre os principais fatores estão:

  • tabagismo: o cigarro é um dos principais responsáveis por causar diferentes tipos de câncer. Isso porque na combustão do fumo existem mais de 50 compostos cancerígenos capazes de provocar tumores malignos;
  • álcool: o consumo abusivo de álcool está ligado ao desenvolvimento de algumas neoplasias malignas, sendo capaz de potencializar a ação do fumo;
  • infecção pelo papilomavírus humano: trata-se do fator de risco mais importante para esta doença. Alguns tipos de HPV são de alto risco no que se refere à causa desta condição;
  • histórico sexual: o histórico sexual pode aumentar o risco para esta neoplasia, principalmente nos casos em que a atividade sexual se inicia antes dos 18 anos, ter muitos parceiros sexuais ou ter um parceiro com infecção pelo HPV;
  • imunossupressão: mulheres portadoras do vírus HIV têm o sistema imunológico enfraquecido;
  • uso de anticoncepcionais: os contraceptivos orais aumentam as chances de desenvolver o câncer de colo de útero;
  • múltiplas gestações: mulheres que tiveram mais de três gestações podem estar mais expostas ao HPV e, consequentemente, ao câncer;
  • histórico familiar: ter parentes de primeiro grau com diagnóstico dessa neoplasia é um importante fator de risco.

Então, com a leitura deste texto, você conheceu os tópicos mais relevantes sobre o câncer de colo de útero, especialmente os fatores de risco. Entre as principais formas de prevenir a doença está a vacina contra o HPV.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp