Outubro rosa

Outubro Rosa

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma que o câncer de mama é a doença que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo. Porém, é uma doença que pode ser evitada e tratada, desde que precocemente diagnosticada. Para isso, foi criada a campanha do Outubro Rosa.

Quer saber mais sobre essa campanha de conscientização? Então, recomendamos a leitura deste artigo. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

O que é a campanha do outubro rosa?

O outubro rosa é um movimento internacional de conscientização criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen For The Cure com o objetivo de promover o controle do câncer de mama.

Ainda, a campanha já é reconhecida internacionalmente e diversos países promovem ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce de um tumor maligno nas mamas.

Entenda o câncer de mama

O câncer de mama ocorre pela multiplicação desordenada de células na região, provocando a formação de tumores malignos. Enquanto alguns têm desenvolvimento rápido e menor chance de cura, outros são de progressão lenta e com bom prognóstico.

No câncer de mama, as células mais afetadas são as que revestem os ductos mamários ou que se encontram nos lóbulos das glândulas mamárias, sendo chamados de carcinomas ductais ou lobulares.

Ainda, mesmo com incidência baixíssima, o câncer de mama pode acometer homens, representando cerca de 1% do total de casos. Nas mulheres, é mais frequente a partir dos 35 anos, principalmente após a menopausa.

O que aumenta o risco para essa doença?

No caso do câncer de mama, diversos fatores estão relacionados ao seu desenvolvimento. Os mais importantes são:

  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • excesso de peso ou obesidade após a menopausa e sedentarismo;
  • não ter filhos ou ter a primeira gravidez após os 30 anos;
  • uso de anticoncepcionais ou de DIU;
  • terapia hormonal combinada, após 4 anos de uso;
  • colocação de implantes mamários;
  • histórico familiar ou pessoal da doença;
  • alta exposição à radiação;
  • menopausa tardia ou menarca precoce;
  • alimentação desequilibrada, com alto consumo de gordura saturada;
  • não ter amamentado;
  • alta exposição a poluentes e agrotóxicos.

A importância da mamografia

A mamografia é o principal exame radiológico prescrito e realizado por ginecologistas e mastologistas para identificar possíveis problemas na região dos seios, desde o câncer de mama até a presença de nódulos nos seios.

A campanha do Outubro Rosa visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Neste sentido, a mamografia deve ser realizada no intervalo de um a dois anos, para as mulheres com mais de 40 anos.

Quando há o histórico familiar do câncer de mama, a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 35 anos de idade. Essa é uma forma de prevenir e de diagnosticar precocemente a doença.

Enfim, o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização muito importante, pois tem contribuído para o maior entendimento da população feminina sobre a necessidade de manter uma rotina de exames preventivos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe