Professional medical physician doctor in white uniform gown coat hand holding stethoscope in clinic hospital.Medical/ healthcare/ technology concept

Entenda a diferença entre os tipos de câncer de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele já corresponde a 33% de todos os diagnósticos de neoplasias malignas no Brasil. Essa condição pode se manifestar de diferentes formas, cada uma com suas características próprias.

Você conhece esses tipos? Sabe como eles são causados? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito dessas diferentes formas de câncer de pele.

Quais são os tipos de câncer de pele?

Existem vários tipos de câncer de pele. Dentre eles, os mais comuns são o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma maligno. Todas essas doenças são causadas pelo crescimento anormal e desorganizado das células que compõem as camadas da pele.

Além disso, a principal forma de identificar essa neoplasia é pela presença de manchas e sinais na derme, que mudam de cor, de formato ou aumentam de tamanho com o passar do tempo. Neste sentido, um dermatologista deve ser procurado sempre que esses sintomas forem percebidos.

O que é o carcinoma basocelular?

Trata-se do tipo mais comum de câncer de pele e tem origem nas células basais, que estão na camada mais inferior da epiderme (camada externa da pele). Essa neoplasia acomete, principalmente, pessoas com pele clara e histórico de exposição solar.

Neste sentido, a doença tende a se manifestar nas regiões mais atingidas pela radiação ultravioleta, tais como, cabeça e pescoço. Ainda, o carcinoma basocelular é de lenta progressão, o que faz com que passem despercebidos.

Ademais, este tipo de neoplasia raramente provoca metástases. Porém, invadem e destroem lentamente os tecidos circundantes. A depender da região em que o tumor se desenvolve, as consequências podem ser sérias e fatais.

No que se refere aos sintomas, os carcinomas basocelulares começam como uma mancha pequena, brilhante, firme e de coloração quase transparente e rosada. Após algum tempo, pode formar uma crosta no centro e até sangrar.

O que é o carcinoma espinocelular?

O carcinoma espinocelular representa 20% dos casos de câncer de pele e tem origem na camada mais superficial da epiderme. Assim como o carcinoma basocelular, o espinocelular também é um câncer não melanoma.

Por isso, também costuma se manifestar em áreas do corpo expostas ao sol, como o rosto, orelhas, lábios, pescoço e dorso da mão. Em alguns casos, pode se iniciar em queratoses actínicas ou na pele das genitais.

Ainda, essa neoplasia maligna é percebida através de feridas que não cicatrizam, manchas avermelhadas, lesões com bordas irregulares e protuberantes, ou de cicatrizes inchadas que causam dor.

Diferente do carcinoma basocelular, o espinocelular se manifesta nas células escamosas e é mais comum em homens do que em mulheres. Além disso, tem um aspecto diferenciado, semelhante ao de verrugas.

O que é o melanoma?

O câncer melanoma surge nos melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina, substância que dá pigmentação à pele. Este tipo representa apenas 3% dos casos de câncer de pele e se caracteriza por pintas, manchas e sinais.

Ainda, o melanoma tem um índice de letalidade maior que os outros, assim como um pior prognóstico. Porém, quando detectado precocemente, as chances de cura chegam a 90%. Além disso, diferente dos outros tipos, é mais propenso a crescer e se disseminar se não for tratado.

Além desses cânceres de pele, existem outros tipos menos comuns, tais como, sarcoma de Kaposi, linfoma de pele, tumores anexiais de pele e carcinoma de Merkel. O tratamento dessa neoplasia varia conforme o tipo e a extensão, cabendo ao médico avaliar o melhor recurso para cada paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe