Diarreia em pacientes oncológicos: veja como evitar

Todo tratamento contra o câncer, seja qual for sua natureza, concentra-se em reduzir os sintomas da doença e eliminar o tumor cancerígeno. Todas essas ações, por mais que sejam feitas para o bem, deixam o corpo mais debilitado e suscetível a efeitos indesejados.

É comum que os pacientes apresentem diarreia durante o tratamento em virtude da agressividade da intervenção. Entretanto, sofrer com esse transtorno digestivo não deve ser algo permanente ou rotineiro.

Algumas medidas, especialmente as ligadas à alimentação, ajudam a evitar sua incidência e a ter uma vida mais tranquila.

Estas quatro dicas podem ajudar quem quer ter mais alívio durante esse período delicado.

Medidas contra a diarreia durante o câncer

1. Faça as alimentações nos horários certos

Muita gente deixa de comer nos horários corretos das refeições, e deixa para comer ainda mais numa refeição só, ou nas principais – almoço e jantar. Isso influencia num trabalho mais acentuado do sistema digestivo, que também está se adaptando ao processo de reabilitação contra o câncer.

Deve-se, portanto, manter uma alimentação de 5 a 6 vezes por dia em porções moderadas, garantindo força e vigor ao corpo que está debilitado por conta do tratamento.

2. Hidratação

O corpo precisa de líquidos, e a hidratação é muito necessária! A dica de beber 2 litros de água por dia também é válida para quem quer se livrar do câncer. A diarreia costuma causar uma perda excessiva de água, e o corpo precisa ter essa reposição proporcional ao que se perdeu.

Além da água, ingerir alimentos com índices consideráveis de água, como também tomar isotônicos pelo menos duas vezes ao dia, ou até mesmo reposição com soro fisiológico quando indicado, são sugestões que ajudam a manter o nível de hidratação do corpo estável. Essa reidratação deve ser constante para que o organismo se mantenha hidratado e resistente aos efeitos colaterais.

3. Reforce o consumo de constipantes

Alimentos que ajudam a manter o sistema digestivo regulado são ótimas alternativas para quem enfrenta um distúrbio digestivo durante o tratamento contra o câncer. Isso porque eles não apresentam tanta fibra e nem tanta gordura, e são mais concentrados em vitaminas e sais minerais para serem repostos no organismo.

Bananas, inhame, cenoura, batata-doce, arroz branco e torradas são grandes sugestões. Sopas, papinhas ou caldos podem ser feitos com esses alimentos para uma ingestão segura e proveitosa.

4. Evite derivados da lactose

Laticínios são inimigos nessa situação, porque demoram mais tempo para serem processados pelas enzimas digestivas. Esse trabalho árduo não consegue ser feito com eficácia no aparelho digestivo, ocasionando em fezes líquidas. A fermentação desses alimentos é mais forte, e isso gera gases e acúmulo de ácido láctico no estômago, intestino e em outras partes próximas.

A consulta com o médico é um grande apoio para se determinar medidas que vão reduzir a frequência da diarreia e manter um ciclo digestivo saudável. Essas e outras dicas vão ajudar o paciente a não sofrer com o problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe