Quais os principais tipos de câncer ginecológico

O câncer ginecológico tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil. Porém, muitas mulheres ainda desconhecem a doença, que pode ter grande gravidade.

Diante disso, separamos neste artigo os principais tipos de câncer ginecológico que toda mulher precisa saber. Confira nos tópicos abaixo!

Tipos de câncer ginecológico

Abaixo listamos os tumores mais frequentes. Saiba quais são:

Câncer de Colo de Útero

É o terceiro mais frequente entre o sexo feminino, ficando atrás apenas do câncer de mama e do reto. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse câncer é a quarta causa de morte de mulheres no Brasil.

Em grande parte dos casos, o câncer de colo de útero está ligado diretamente à presença do vírus HPV, que é transmitido sexualmente. Desta forma, a melhor forma de evitar a doença é usar preservativos durante relações sexuais.

Câncer de Ovário

Esse tipo de câncer não é tão frequente e possui um grau de dificuldade maior para ser detectado. Em boa parte dos casos, os tumores malignos só aparecem quando o estágio da doença está mais avançado.

Como não apresenta sintomas mais claros nos primeiros estágios, não permite que o diagnóstico seja feito da maneira mais rápida. Conforme o tumor vai crescendo, pode fazer que os demais órgãos e estruturas possam ser condensados.

Câncer do endométrio

Conhecido também como câncer uterino, é um dos mais frequentes entre as mulheres. A boa notícia é que ele possui um processo de cura mais fácil, quando diagnóstico precocemente.

O sintoma mais comum é o sangramento de forma repentina, sem que a mulher esteja no período menstrual, ou depois de uma relação sexual.

Câncer vaginal

É o mais raro. Os tumores podem ser escamosos, adenocarcinoma, melanoma ou sarcoma. Na maioria das vezes, é uma metástase vinda de outro câncer, que pode ser localizado ou não no aparelho reprodutor.

Câncer de mama

É o tumor mais frequente nas mulheres, ficando atrás somente dos ocasionados na pele. É o segundo no ranking de causas de mortalidade do público feminino, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Os tumores da mama também podem se desenvolver em homens, mas em situações mais raras. Quando é diagnosticado em sua fase inicial, tem maiores chances de cura.

Consulta médica precisa ser um hábito

Como alguns cânceres ginecológicos são assintomáticos, o ideal é fazer um check-up anual para detectar precocemente o aparecimento de algum tumor. Caso o médico note algum sintoma, ele poderá pedir mais exames para aprofundar o diagnóstico do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe