câncer de mama

Câncer de mama: entenda os principais sintomas

O câncer de mama é quase sempre associado aos nódulos ou caroços facilmente identificados por meio do autoexame (realizado pela própria mulher no conforto de sua casa) ou através do exame de mamografia.

É claro que os nódulos merecem atenção especial, uma vez que eles de fato podem alertar sobre a possibilidade de um câncer. Entretanto, é importante notar que são benignos em sua maioria, surgindo a partir da ocorrência de cistos ou infecções.

Por outro lado, muitos outros sintomas, apesar de menos conhecidos, podem indicar a presença de um câncer (em estágio inicial ou até mesmo avançado). A seguir, listamos os principais sintomas da patologia. Confira!

Como identificar um câncer de mama?

1. Tamanho e formato do seio alterados

O tumor maligno na mama acomete o tecido mamário e também os demais tecidos ao redor. Deste modo, o seio pode acabar “crescendo” (caso haja inchaço) ou “diminuindo” (caso haja retração desses tecidos) com a evolução de um câncer.

Alterações no formato também podem acontecer de duas diferentes formas:

  • Através de fibrose local (quando as fibras da região são degeneradas das glândulas mamárias);
  • Fazendo com que o seio fique “afundado” na parte superior à localização do tumor.

2. Vermelhidão, dor e calor nas mamas

Outros sintomas do tumor são aqueles que indicam o início do processo inflamatório. Sendo assim, é preciso prestar atenção a mamas avermelhadas, dores constantes (similares às dores do período menstrual, porém prolongadas durante o restante do mês) e sensação de calor na região, que podem ser sinais de manifestação da doença.

3. Crostas ou feridas nos mamilos

Úlceras na pele do seio e especialmente nos mamilos também podem indicar a ocorrência de câncer de mama.

4. Alteração na textura da pele

Se notar irregularidades na textura da pele do seio, marque um médico com urgência. Esse pode ser um sintoma já avançado do processo inflamatório, que ocorre quando os vasos de pele estão sendo obstruídos.

A textura da pele, neste caso, pode se tornar muito similar ao aspecto de uma casca de laranja. O problema ainda pode ser acompanhado de inchaço e vermelhidão.

5. Coceira frequente

É claro que uma leve coceira esporádica é perfeitamente comum. Já a coceira constante e recorrente na região dos seios, por sua vez, pode ser um indicativo de que o tumor ainda não penetrou de forma grave nos tecidos, exteriorizando-se dessa forma.

6. Sangue ou secreções

Se secreções amareladas ou sangue saírem dos mamilos, este também pode ser um sinal da doença.

Mas, ao notificar a ocorrência, não há razão para desespero: resumidamente, ela indica que o tumor está localizado nos ductos mamários e ainda se encontra em fase inicial.

7. Inversão do mamilo

O câncer de mama, quando localizado na parte de trás da aréola, pode provocar a inversão do mamilo. Isso ocorre porque a pele da região se torna repuxada.

8. Inchaços ou nódulos nas axilas

Caso você sinta a presença de nódulos ou inchaço constante na região das axilas, não hesite: procure um médico especialista. O incômodo pode significar que o tumor está “fugindo” em direção aos gânglios linfáticos, além de potencialmente indicar um estágio mais avançado da doença.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe