Câncer de Estômago

Câncer de Estômago: O Que É?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de estômago é a terceira neoplasia mais frequente entre os homens e a quinta entre as mulheres. Esses números mostram ser uma patologia que precisa ser conhecida, assim como suas formas de tratamento.

Quer saber mais sobre os fatores de risco e sintomas da doença? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicarei tudo o que você precisa saber a respeito do assunto.

O que é o câncer de estômago?

Trata-se de uma condição que se caracteriza pela formação de tumores, principalmente na camada mucosa da parede gástrica. Sendo assim, é uma doença silenciosa que cresce lentamente, podendo durar de um a três anos.

Ainda, o câncer de estômago mais prevalente é o adenocarcinoma, respondendo por 90% dos casos de tumores no órgão. Nesse sentido, é mais comum entre os homens com idade entre 60 a 70 anos. 

Quando o diagnóstico é tardio, essa neoplasia evolui rapidamente, formando úlceras na mucosa, alcançando as camadas mais profundas do estômago e atingindo os linfonodos. Com isso, pode facilmente afetar os órgãos vizinhos, como o esôfago, duodeno, pâncreas e baço.

Quais os fatores de risco?

Embora não tenha causa conhecida, o câncer de estômago se relaciona a diversos fatores de risco que aumentam consideravelmente as chances de uma pessoa desenvolver a doença. Esses fatores são:

  • ser do sexo masculino;
  • portar a bactéria Helicobacter pylori que está relacionada a gastrites, úlceras gastroduodenais e lesões pré-malignas na mucosa do estômago;
  • presença de pólipos no estômago, principalmente os adenomatosos;
  • ter mais de 50 anos;
  • pessoas negras ou de origem asiática têm maior predisposição do que brancos;
  • fumantes estão mais suscetíveis;
  • histórico de doenças prévias, como a gastrite atrófica e a anemia perniciosa;
  • histórico de cirurgias de remoção de parte do estômago;
  • histórico familiar de câncer ou de mutações genéticas;
  • quem tem baixa imunidade tem maior predisposição;
  • portar o vírus Epstein-Barr.

Quais os sintomas mais comuns?

O câncer de estômago tende a ser assintomático no estágio inicial. Mas, quando os sintomas estão presentes, o tumor já está em estágio avançado e o paciente pode apresentar sintomas. Dentre eles, a sensação precoce de estômago cheio, sangramento presente nos vômitos e nas evacuações, dor abdominal, queimação, azia, náuseas, vômitos, perda de peso, entre outros.

Como é o tratamento?

Em suma, a cirurgia é a medida terapêutica mais eficaz no tratamento do câncer de estômago nos diversos estágios da doença. Assim, o procedimento pode de retirada parcial ou total do estômago, dos gânglios linfáticos e, em alguns casos, até de outros órgãos. 

Já a cirurgia varia conforme a região afetada e o grau de comprometimento dos tecidos adjacentes. Dessa forma, as principais alternativas são a ressecção endoscópica da mucosa e a gastrectomia total ou subtotal.

Além disso, quando não é possível remover o tumor com cirurgia, ou quando já há um quadro de metástase, as cirurgias paliativas visam apenas controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe