Câncer de cólon e reto

4 Hábitos para Prevenir o Câncer de Cólon e Reto

Na última análise realizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que, anualmente, o câncer de cólon e reto registre cerca de 40 mil novos casos, principalmente entre as mulheres.

Embora existam fatores de risco que não podem ser modificados, o desenvolvimento desses tumores está, principalmente, relacionado a fatores modificáveis. Neste artigo, você irá conhecer alguns hábitos que ajudam a prevenir essa doença.

1) Leve um estilo de vida saudável

A redução do risco para o câncer colorretal está relacionada à manutenção de hábitos saudáveis. Isso porque o estilo de vida do indivíduo tem grande influência no desenvolvimento desta doença. Entre as principais medidas, estão:

  • controlar o peso corporal: ter excesso de peso ou ser obeso eleva os riscos para o câncer de cólon e reto, principalmente entre os homens. Neste sentido, faça sua parte e mantenha o peso adequado ao seu corpo;
  • atividade física: além de ajudar no controle do peso corporal, a prática de atividade física reduz o risco para esse câncer e também para os pólipos. Quanto mais intenso o exercício, maior a redução do risco.

Além disso, é necessário preocupar-se com a qualidade da alimentação. Uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos integrais está associada a um menor risco de câncer colorretal. Outro ponto de atenção é a ingestão de carnes vermelhas.

Isso porque existem estudos que apontam uma relação entre o consumo de carne vermelha e processada e o aumento do risco para um tumor colorretal. Então, limite a ingestão dessas carnes e aumente o consumo de vegetais e frutas.

2) Não fume e evite o consumo de álcool

A longo prazo, o tabagismo está relacionado a inúmeras doenças, inclusive o câncer de cólon e reto. Por outro lado, ao parar de fumar, esse risco cai vertiginosamente. Isso vale tanto para o cigarro quanto outros produtos derivados do tabaco.

Da mesma forma, o consumo acentuado de bebidas alcoólicas aumenta a probabilidade de uma pessoa desenvolver essa neoplasia, especialmente homens. Por isso, evitar o excesso de álcool é de extrema importância.

3) Exposição ocupacional à radiação ionizante

Um fator diretamente relacionado ao câncer colorretal é a exposição ocupacional aos raios-X e gama, pois trata-se de uma radiação agressiva que pode contribuir para o crescimento de tumores malignos.

4) Mantenha os níveis adequados de vitamina D

Alguns estudos sugerem que a vitamina D, independente da forma como é obtida, pode diminuir o risco para o surgimento de um tumor no cólon ou no reto. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados.

Isso porque a exposição desprotegida aos raios solares pode causar câncer de pele. Por isso, sempre busque os horários de menor incidência da radiação ultravioleta para se expor ao sol.

Portanto, se você deseja afastar o risco para o câncer de cólon e reto, siga nossas dicas e desenvolva esses hábitos. Além de beneficiar a sua saúde, você diminui as chances de ser diagnosticado com esse e outros tipos de tumores.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe