câncer de colo uterino

Câncer de colo uterino: 8 fatores de risco

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o câncer de colo uterino é a principal causa de morte entre mulheres na América Latina e no Caribe. Essa doença tem relação direta com infecções persistentes por subtipos oncogênicos do papilomavírus humano (HPV).

Embora não tenha suas causas totalmente esclarecidas, o aparecimento desse tumor pode ser favorecido por alguns fatores de risco. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura do 

Texto.

Principais fatores de risco do câncer de colo uterino:

1) Infecção pelo HPV

Este é o fator de risco mais importante para o câncer de colo uterino. Nesse sentido, mais de 150 vírus diferentes podem causar a condição. Enquanto alguns causam verrugas de baixo risco, outros podem provocar a formação de tumores ginecológicos.

Embora não exista uma cura específica para a infecção por HPV, ela pode ser prevenida com a aplicação periódica de vacinas e as verrugas podem ser tratadas. Diante disso, é possível evitar essa condição.

2) Histórico sexual

Em suma, há vários fatores relacionados ao histórico sexual que aumentam o risco para o câncer de colo de útero, principalmente em função da maior exposição ao vírus HPV. Deste modo, alguns dos mais comuns são: tornar-se sexualmente ativo antes dos 18 anos, ter múltiplos parceiros ou ter um parceiro de alto risco.

3) Ser portador do vírus HIV

O vírus do HIV, causador da AIDS, provoca o enfraquecimento do sistema imune, deixando o paciente mais suscetível às doenças. Portanto, no caso das mulheres, uma lesão pré-cancerígena pode evoluir para um tumor maligno.

4) Usar medicamentos imunossupressores

Assim como acontece com o vírus HIV, o uso de medicamentos imunossupressores também compromete a eficácia do sistema imunológico. Com isso, o organismo tem suas defesas enfraquecidas.

5) Tabagismo

O uso de cigarro e derivados do tabaco é um importante fator de risco para diferentes doenças e cânceres. No caso do câncer de colo de útero, as mulheres que fumam têm o dobro de risco de desenvolvê-lo em comparação àquelas que não fumam.

Isso ocorre porque o cigarro contém inúmeras substâncias cancerígenas, expondo o corpo a esses produtos químicos.

6) Uso de anticoncepcionais 

O uso de pílulas anticoncepcionais orais por longos períodos pode contribuir para o desenvolvimento do câncer. Porém, esse risco tende a reduzir quando o uso da medicação é interrompida.

7) Histórico familiar

Além disso, outro fator de risco é o histórico familiar deste câncer.  Sendo assim, mulheres com parentes de primeiro grau diagnosticados com a doença estão mais suscetíveis a ela.

Ainda, cetos estudos evidenciam que a tendência familiar advém de uma condição hereditária que diminui a capacidade do organismo em combater a infecção por HPV.

8) Múltiplas gestações

Outrossim, as mulheres que já tiveram três ou mais gestações também estão mais predispostas ao problema. Isso porque, boa parte dessas pacientes tem relações sexuais desprotegidas.

Lidando com o câncer de colo uterino

Enfim, se você queria saber mais sobre os fatores de risco para o câncer de colo de útero, com a leitura deste texto, você conheceu tudo a respeito deles. Portanto, caso se enquadre em um ou mais desses fatores, converse com seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe