fake news

Fake News: Um desserviço e um desrespeito a oncologia – INFORME-SE

Tudo o que você precisa saber sobre o audio falso usando meu nome

Olá amigos, como todos que me acompanham já devem saber, fui vitima de um audio falso, sobre os poderes curativos da graviola contra o câncer, dentre outros assuntos, porém esse o que mais me afeta profissionalmente por ser cirurgião oncológico, tratar pacientes com câncer diariamente e ter meu nome relacionado a isso. Se você quiser os detalhes, procure no meu site e redes sociais e irá encontrar.

Abaixo, gostaria de deixar algumas referências, alguns links para quem quiser se informar mais, como sempre digo, não confie no que vê na internet, procure sites sérios e profissionais sérios para tirar suas dúvidas. Com certeza se quiser achar respostas mirabolantes, sempre vai encontrar.

Não postei todos os sites, apenas os que considerei mais importantes, muitas matérias derivadas das mesmas, então optei por fazer uma pequena curadoria para facilitar. Destaco em meio a isso tudo abaixo o alerta do INCA, sobre o “conto do milagre”, se não tiver tempo para ver todos, pelo menos veja este.

 

Folha de Londrina – Micaela Orikasa, primeira jornalista séria a se interessar pelo assunto e fazer uma matéria que não sensacionalista sobre o assunto, meu muito obrigado. Obrigado a folha de Londrina, nosso maior jornal local.

G1 e globo.com – Mais uma excelente matéria do jornalista Roney Domingos. Esclarecendo boatos e de forma muito séria e precisa. Obrigado pelo apoio.

Instituto Oncoguia – site muito sério, talvez o principal site nacional no esclarecimento a população sobre o câncer.

Inca: mitos e verdades – matéria do ano passado já, alertando a esse tipo de problema e o “conto do milagre”, leitura bastante objetiva e importante para entender as implicações inclusive legais de se fazer apologia e prescrições sem embasamento cientifico.

Instituto Vencer o Câncer – Estadão – 15/05/2017 – também vale a pena a leitura.

Site boatos.org – Edgard Matsuki – especialista em boatos de internet, indica que essa mesma noticia é recorrente há pelo menos 5 anos na internet. Desta vez atribuída a mim, mais um boato.

Am J Surg. 2006 Oct;192(4):471-3. – para aqueles que gostam de artigos científicos, revistas renomadas, primeiro este mais antigo de 2006, câncer de mama, bastante significativo.

sciencebasedmedicine.org – agora de 2017, mais recente, mas podemos ver que é uma discussão mundial o uso de terapias alternativas. Resultados também bastante contundentes. Vale a leitura.

Respeito todas as opiniões contrárias, e como já expliquei inúmeras vezes, meu intuito é informar o que aprendi e acredito e não discutir. Um grande abraço a todos os que chegaram ao final deste artigo, talvez o mais trabalhoso de seguir, mas muito importante.

“A informação é a principal arma contra o câncer.”

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp