cirurgia para tumores

Cirurgia para tumores: como funciona?

Um dos possíveis e mais eficientes tratamentos para tumores é o procedimento cirúrgico. Hoje em dia, os mais variados tumores podem ser devidamente retirados por meio de cirurgia, com métodos cada vez mais seguros e minimamente invasivos.

Nesse contexto, antes de abordarmos mais profundamente o procedimento, é válido entender o que é e como exatamente “se forma” um tumor. Vamos lá?

A ocorrência dos tumores

O tumor corresponde a um crescimento desordenado de células em qualquer tecido do corpo humano. Eles aparecem quando as células se subdividem em grandes quantidades. Além disso, quanto ao grau de perigo, os tumores podem ser classificados como benignos e malignos.

A depender do local do corpo onde ele cresce, o tumor pode se espalhar para outras regiões em um processo conhecido como metástase. Sendo assim, para evitar esse processo de propagação, um dos tratamentos possíveis e mais eficientes é a cirurgia.

A realização da cirurgia para tumores

As causas para o surgimento de algum tumor no organismo do indivíduo são variadas. Entre elas, podemos citar desde traumas e fatores genéticos a hábitos nada saudáveis, tais como má alimentação, tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas e outros.

O tumor no intestino, por exemplo, pode ser tratado por meio de uma intervenção cirúrgica. Sendo assim, o tipo de cirurgia que será efetuada dependerá do local onde está o câncer, bem como de outros fatores, tais como o seu tipo (se é benigno ou maligno), do tamanho e também do quanto ele já se propagou pelo organismo. Em determinadas situações, há a possibilidade apenas de retirar um pedaço ínfimo da parede do intestino ou, caso necessário, extrair uma porção maior.

A cirurgia também pode ser uma intervenção viável para tratar tumores no pulmão. Sendo assim, técnicas cirúrgicas distintas podem ser realizadas nesse caso. Uma delas é a chamada Pneumonectomia, que consiste na extração de todo o pulmão. A lobectomia, por sua vez, efetua a retirada do lobo inteiro do pulmão que foi atingido pelo tumor. Há também a Segmentectomia, em que só uma parcela do lobo é retirada.

Nesse cenário, é importante salientar que o tipo de cirurgia a ser realizado levará em consideração questões como o tamanho e a localização do tumor no pulmão (e o mesmo ocorre quando o procedimento considera outros órgãos).

Além disso, a cirurgia para tumores também pode ser efetuada quando a região atingida é o cérebro. Tais intervenções cirúrgicas são delicadas, pois deve ser feita sem acarretar nenhuma alteração nas funções normais do órgão.

É importante que o paciente tenha em mente, no entanto, que com os recursos tecnológicos que os médicos possuem à disposição atualmente, tais procedimentos cirúrgicos são realizados com bastante sucesso em grande parte dos casos.

No caso do cérebro, o procedimento para remoção do tumor também considera o tipo e a localização do mesmo – nesse órgão, o especialista tentará retirar a maior quantidade de tumor possível.

Portanto, a cirurgia para tumores, sejam eles cerebrais, no intestino, ou em qualquer outra região do corpo, é um procedimento de extrema importância para o tratamento dos cânceres e outras patologias atualmente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp