câncer

6 dicas para prevenir o surgimento de câncer

O câncer pode ser evitado? Quais são as chances de você reduzir a probabilidade de manifestação da doença? Alguém da sua família ou você já teve ou tem algum tumor? Nossa, quantas perguntas!

Quando faço esses questionamentos, o meu objetivo é entender o quanto você sabe sobre esse universo, que infelizmente faz parte da vida de muita gente.

Informação como ferramenta de prevenção ao câncer

Afinal de contas, nós, na condição de profissionais da saúde, não podemos determinar métodos de imunidade total, mas podemos ajudar você a ter uma saúde melhor. Ou seja, não nos cabe dizer faça isso ou aquilo e nunca terá câncer, pois há outros indicadores envolvidos nessa compreensão.

Apesar disso, temos a importante missão de fornecer informações relevantes de prevenção. Então, neste artigo, listei algumas condições que ajudarão você a diminuir o risco. Quer ver quais são elas? Continue a leitura!

1. Pratique exercícios físicos

O nosso corpo não foi constituído para ficar parado. Por isso, não é de espantar que haja relação entre sedentarismo e diversas doenças.

Quando o seu corpo não está em movimento, a chance do surgimento de determinadas patologias, como depressão, obesidade, pressão alta, cardiopatias, diabetes, osteoporose e trombose são iminentes. Por sinal, muitas dessas condições estão associadas à formação de tumores.

Para que você tenha uma ideia, as mortes relacionadas ao sedentarismo em 2017 passaram de 1 milhão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, os benefícios das atividades físicas são incontestáveis quando falamos de bem-estar.

2. Evite comidas industrializadas

Já ouviu essa expressão: se você não consegue ler o que está escrito no rótulo, então não é bom para a saúde? Pois é!

De fato, as transformações na sociedade, desde a Revolução Industrial, são incontestáveis, principalmente depois do advento da internet. Hoje, a maioria das pessoas, em função da vida corrida, come fora de casa e, muitas vezes, consome comidas industrializadas.

No entanto, a alta concentração de sódio, açúcar e substâncias químicas tornam esses alimentos nocivos. Portanto, consumir essas iguarias com frequência é colocar a vida em risco.

3. Adote alimentação saudável

Por outro lado, as vantagens de ingerir produtos naturais são muitas, porque, com o consumo de frutas, legumes, verduras, grãos, conseguimos obter as vitaminas de que o organismo precisa.

Por exemplo, alguns cânceres são evitados quando você consome mais fibras, gorduras boas, frutos do mar. Enfim, quanto mais nutritivos forem os alimentos, melhor. Dessa forma, procure descascar mais e desembalar menos, combinado?

4. Fique longe do cigarro

O câncer de pulmão é um dos que mais matam no Brasil e no mundo, principalmente porque a fumaça contém cerca de 50 substâncias cancerígenas. E, normalmente, a formação do tumor tem relação direta com o ato de fumar. Nesse caso, faça o possível para evitar esse hábito.

5. Faça sexo seguro

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) comumente estão associadas aos cânceres de pênis, de colo do útero e de garganta. É fato que o sexo não seguro pode desencadear uma série de problemas. Dessa forma, cuide da sua intimidade e, consequentemente, isso aumentará a sua expectativa de vida.

6. Faça exames periódicos

Fazer check-up pelo menos 1 vez no ano também é uma forma de evitar o surgimento de tumores, porque, com os exames em dia e o olhar atento do médico, os riscos diminuem. Afinal de contas, o seguro morre de velho.

Viu como algumas pequenas atitudes contribuem com a manutenção do seu bem-estar e protegem você do câncer? Então comece a praticá-las hoje mesmo e compartilhe essas boas-novas com o máximo de pessoas, porque, assim, também estará ajudando-as a blindarem mais a saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

Comentários
Dr. Rafael Onuki Sato

Posted by Dr. Rafael Onuki Sato