câncer de pâncreas

Opções de tratamento para o câncer no pâncreas



O câncer no pâncreas é um tipo de doença que traz grande risco para a vida. Isso acontece porque ele é a glândula responsável pela produção de insulina e de enzimas que ajudam na digestão.

Sendo assim, é fundamental procurar tratamento assim que houver diagnóstico de tumor pancreático. Após o diagnóstico e estadiamento do câncer de pâncreas, o médico discutirá as opções de tratamento.

Dependendo do tipo e estágio da doença, bem como outros fatores, o procedimento cirúrgico pode ser necessário. No entanto, será o médico oncologista responsável quem apresentará os melhores recursos terapêuticos disponíveis para o caso.

O post de hoje aborda as opções de tratamento para o câncer de pâncreas. Não deixe de acompanhar.

Opções de tratamento

Em função das variadas opções de tratamento, alguns itens são previamente considerados. Considera-se a idade e expectativa de vida, condições de saúde, estadiamento da doença, se a cirurgia pode retirar todo o tumor, assim como a probabilidade de cura.

Em seguida, apresentam-se as principais opções de tratamento para o câncer pancreático.

Cirurgia

Existem 2 tipos de cirurgia para o câncer de pâncreas:

  • Cirurgia potencialmente curativa: realizada quando os resultados dos exames sugerem que é possível remover todo o tumor.
  • Cirurgia paliativa: realizada se os exames de imagem mostram que a doença está disseminada. É realizada para aliviar os sintomas ou prevenir determinadas complicações, como um ducto biliar bloqueado ou obstrução intestinal. Assim, não tem objetivo curativo.

Tratamentos de ablação ou embolização

A ablação refere-se a tratamentos que destroem os tumores, geralmente com calor ou frio extremos. O tratamento geralmente não requer internação. Existem diferentes tipos de procedimentos ablativos.

Na embolização, substâncias são injetadas na artéria com o intuito de bloquear o fluxo sanguíneo para as células cancerígenas, obstruindo o fornecimento de sangue ao tumor.

Radioterapia

A radioterapia utiliza radiações ionizantes a fim de destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas que formam um tumor. Pode ser útil no tratamento de alguns tipos de câncer de pâncreas.

A radioterapia pode ser realizada em indivíduos com câncer de pâncreas em diferentes situações.

Quimioterapia

A quimioterapia usa medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais por via intravenosa ou por via oral. Por ser um tratamento sistêmico, atinge não somente as células cancerígenas, mas afeta também as células sadias do organismo.


É importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o médico, assim como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades do indivíduo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!



Comentários
Dr. Rafael Onuki Sato

Posted by Dr. Rafael Onuki Sato