câncer

5 mitos e verdades sobre o câncer

Os números de mortes causadas por algum tipo de câncer, geralmente, tendem a deixar as pessoas assustadas. Por isso, muitas nem querem ouvir essa palavra, por receio ou medo de atrair a doença para as suas vidas. Provavelmente você conhece alguém assim, não mesmo?

No entanto, mesmo que isso soe negativo, não podemos fechar os olhos, uma vez que a desinformação provoca ainda mais danos. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que a doença é contagiosa, quando, na verdade, não é.

Quer mais? Outras acham que receber o diagnóstico de algum tumor é decreto de morte. É claro que, em determinados casos, as chances de um paciente sobreviver são mínimas, mas, a depender do estágio, do tipo, do tratamento, sim, é possível ter sucesso no combate à patologia.

Percebeu como alguns posicionamentos podem confundir as pessoas? Então, pensando nisso, preparei este artigo no intuito de expor alguns mitos e verdades a respeito da doença. Quer ver? Continue a leitura!

1. A amamentação protege do câncer de mama

Sim, e isso tem uma explicação. Para que você tenha ideia, o ato do bebê ao sugar o seio da mãe promove um movimento, gerando certa esfoliação mamária.

Dessa forma, algumas células são eliminadas, ao passo que outras são renovadas. E, no final da lactação, aquelas cujo material genético apresenta lesões se autodestroem.

2. O tumor é hereditário

Depende, pois nem todos os cânceres têm relação com a hereditariedade. Por exemplo, o tumor que surge na mama pode ter relação com alguma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2. Ou seja, é uma característica que pode ter sido herdada.

Porém, a neoplasia que aparece no pulmão, na maioria dos casos, tem o cigarro como causa principal de sua manifestação, uma vez que na fumaça são encontradas cerca de 50 substâncias cancerígenas. Viu como não podemos generalizar?

3. O uso de micro-ondas provoca neoplasias

Já ouviu essa por aí? Então, o modelo de radiação presente no micro-ondas não é capaz de gerar danos ao DNA das células, ou seja, mais um mito. No entanto, mesmo que o eletrodoméstico não seja nocivo, a minha orientação é que você o utilize conforme as instruções do fabricante, certo?

4. Rosto, pescoço e nariz são áreas suscetíveis à doença

Sim, é verdade. Geralmente, essas regiões ficam mais expostas à radiação solar, sendo assim, ficam mais suscetíveis às alterações genéticas. Logo, a probabilidade de um indivíduo desenvolver um tumor nesses locais é significativa. Portanto, use protetor solar diariamente e chapéus e bonés nos dias mais ensolarados.

5. As atividades físicas e a alimentação saudável ajudam a prevenir a doença

Com certeza. Normalmente, quando você combina práticas saudáveis, aumenta de maneira considerável as chances de ter uma vida sem doenças. Inclusive, o sedentarismo está associado a diversas patologias que levam ao surgimento de cânceres — a obesidade é uma delas.

A verdade é que ninguém quer ter câncer, e isso parece óbvio. Entretanto, a busca pela informação correta deve ser rotineira, principalmente numa época em que a disseminação das informações passa por outros canais de comunicação, que muitas vezes não são oficiais. Então, para evitar problemas e dúvidas, investigue sempre!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

Comentários
Dr. Rafael Onuki Sato

Posted by Dr. Rafael Onuki Sato