tratamento

Câncer de Pâncreas: sintomas, causas e tratamento

O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo responsável pela produção de hormônios como insulina e a digestão de alimentos,  dividida em cabeça, corpo e cauda; e localizada bem profunda no abdômen, entre estômago, duodeno, baço e recebendo em sua cabeça as vias biliares.

O câncer de pâncreas é incomum em jovens, sendo mais comum a partir dos 60 anos. A incidência da doença aumenta com o avanço da idade chegando a quase 10x comparando jovens e idosos (80 anos)

O diagnóstico precoce é muito difícil e normalmente acidental, também não está entre os mais comuns. Corresponde a 2% de todos os casos de câncer no Brasil, porém 4% das mortes por câncer são em decorrência do câncer de pâncreas, tamanha sua agressividade.

A seguir, confira mais informações sobre o câncer de pâncreas, assim como seus sintomas, causas e tratamentos.

Quais são as causas e fatores de risco?

Não há uma causa específica que justifique o crescimento rápido e desordenado de células no pâncreas (assim como também acontece com outros tipos de câncer).

Existem, no entanto, alguns fatores de risco, que aumentam as chances de manifestação da doença. Veja alguns deles:

  • Antecedente na família de câncer de pâncreas parece ter algum envolvimento,
  • O principal fator de risco relacionado a doença é o tabagismo, chegando a 3x maior a chance no fumante x não-fumante. O tempo de consumo de tabaco e seus derivados e também sua quantidade aumentam esse risco.
  • Alimentação rica em carne, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas associados a pouca presença de frutas, legumes e vegetais também aumentam o risco de desenvolver a doença,
  • Exposição prolongada a solventes e petróleo,
  • Pancreatite crônica e Diabetes Mellitus,
  • Cirurgia prévia para ulcera gastrica ou duodenal com retirada da vesícula biliar também é um fator.

Sintomas do câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas não apresenta sinais específicos, principalmente nos estágios iniciais o que dificulta e muito seu diagnostico precoce. Os sintomas dependem da região onde está localizado o tumor, e os mais genéricos são: perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura.

O tumor na cabeça do pâncreas provoca icterícia ( coloração amarelada na pele e olhos) devido a obstrução das vias biliares.

Em tumores avançados, dor na região das costas, nas mais variadas intensidades pode ocorrer. Outro sintoma de estágios mais evoluídos é o aumento do nível de açúcar no sangue, causado pela deficiência na produção de insulina, demonstrando função do pâncreas já em declínio.

E o tratamento para a doença?

O câncer de pâncreas tem chances de alta sobrevida em 5 anos se for descoberto na fase inicial e tem como pilar do tratamento, a cirurgia. O principal objetivo da cirurgia é curar o paciente com câncer de pâncreas, removendo o tumor por completo com necessidade de margens oncológicas adequadas, sem deixar vestígios. Ela pode ser feita por via aberta ( mais comum e mais amplamente aceita e praticada), videolaparoscópica ou até mesmo robô assistida.

Radioterapia e quimioterapia, associados ou não, podem ser utilizados para redução do tamanho do tumor, alívio dos sintomas ou complementação da cirurgia.

Acesso nosso próximo artigo sobre câncer de pâncreas clicando aqui para conhecer um pouco mais a fundo sobre a doença. 

Agora você já conhece mais sobre o câncer de pâncreas, assim como seus sintomas, causas e tratamentos. Quer saber mais? Diagnóstico, rastreamento, novas alternativas ?! Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe